top of page

Phuket – Jóia da Montanha




Vem conosco conhecer a maior ilha da Tailândia!

Dona de belíssimas praias, muito verde e com a maior plantação de borracha do país, Phuket ajuda a nação (Tailândia) a ser a maior produtora desta ‘commodity’ no mundo.

Tem mais... quer saber pronunciar corretamente o nome da Jóia da Montanha em tailandês? Eu pronunciava Pukét, com acento agudo na letra é, mas o correto é como se fosse um acento circunflexo no ê.

Embora os falantes de língua inglesa muitas vezes pronunciem o "Ph" nas palavras como um som de "F", os tailandeses pronunciam as palavras que começam com "Ph" com um som de "P" acentuado, significando que o certo é "Poo-quê".


Bom, aula dada rsrs, começamos mais uma das nossas aventuras (quase todas postadas aqui no blog) viajando no dia 22 de Jan de 2023, de Nha Trang no Vietnã (onde moramos) até Phuket, com escala em Bangkok. Da capital do país pegamos o voo Air Asia, FD 3027 saindo do aeroporto Don Mueang (DMK). Decolamos às 18h20min e chegamos às 19h50min. Flagramos um lindo por do sol no caminho! Já era um prenúncio do que viria pela frente...

Em alguns casos os voos podem sair de Suvarnabhumi (BKK). Fique atento por qual aeroporto você embarca!

As companhias aéreas de baixo custo são: AirAsia, Nok Air, Thai Lion Air e Thai Vietjet Air. As de médio custo são: Thai Smile Air e Bangkok Airways.





Como chegaríamos tarde ao aeroporto de Phuket e o mesmo fica longe de Karon Beach, onde nos hospedaríamos (veja o mapa abaixo), contratamos um serviço de ‘transfer’ em carro privado (110 reais).





Neste mapa percebe-se bem como o aeroporto fica longe da praia que escolhemos ficar... em torno de 1h 30 min de deslocamento, em condições normais. Nós levamos quase 2 horas para fazer os 50 km de distância, por causa do trânsito. Notamos ainda, que existe uma ponte que liga a ilha ao continente da Tailândia.


A escolha do hotel é sempre uma árdua missão, ainda mais em se tratando de uma extensa ilha. Sempre buscamos um bom custo/beneficio, limpeza e localização. Dos muitos sites que lemos, concluímos que as principais áreas com uma boa infra para o turismo seriam: Patong, Kata e Karon Beach. Além disso, também existe uma boa distinção entre Patong e as outras. Patong Beach é a que conta com uma imensa variedade de hotéis, restaurantes e lojas, além de uma intensa vida noturna. A principal e mais famosa rua é a Bangla Road, com muitos bares, baladas e casas noturnas. Justamente por este motivo optamos por Karon, por ser uma praia mais tranquila.


Escolhemos o Baan Karonburi Resort em Karon Beach e pernoitamos lá por 4 noites: de 22 a 26 de jan de 2023. O hotel é bom, mas está longe de ser um 4 estrelas!

O quarto e a piscina são ótimos. A sua localização em frente à praia, nem se fala, fazendo toda a diferença. O café da manhã é fraco, inclusive só tinha uma máquina de café. Muito ruim, já que além da fila, a máquina estava com problemas para fazer ‘cappuccino’. Em compensação, o atendimento dos funcionários do hotel merece um grande elogio. Eles são exemplares e muito atenciosos. TODOS!

Tivemos problema no ar condicionado e arrumaram rapidinho e já era bem tarde da noite. Pedimos ‘late check out’, pois o nosso voo de regresso era somente à noite e foi muito bom terem concedido. Cabe ressaltar que os pontos altos do hotel são mesmo os seus colaboradores e a excelente localização na praia, que consideramos a melhor da ilha para hospedagem.





Assim que chegamos famintos ao hotel, saímos para jantar e logo bem pertinho, na praia, vimos um restaurante que servia peixe assado na brasa. Muito comum na Tailândia, pelo menos nas ilhas que visitamos. Escolhemos então o peixe, que fica num aquário ou exposto no gelo e o mesmo é assado na hora. Acompanhado de uma cerveja tailandesa Chang, fizemos a festa! Mas nem tudo é perfeito... como na maioria dos países asiáticos a cerva nunca é trincando como a nossa. Aqui no Vietnã então... nem se fala! Além de trazerem a cerveja quente, quando pedimos COLD trazem um copo com gelo kkk. Única exceção do sudeste asiático foi o Camboja, onde bebemos uma cerveja bem gelada.




No dia seguinte curtimos a praia em frente ao hotel. Muito boa!

Notamos que dentre os turistas, haviam muitos russos. Nha Trang (nossa cidade no Vietnã) era um paraíso para eles antes da guerra com a Ucrânia. Pensamos que eles devem ter mudado de destino devido às facilidades de visto oferecidas pela Tailândia. Agora em janeiro de 2024, por exemplo, lemos que os chineses não precisam mais de visto para visitar a Tailândia. Antes da Covid 19, aportavam 30 vôos diários da China em Nha Trang, uma loucura. Parece que esses também alternaram a rota.





Depois dessa praia maravilhosa fomos esfomeados procurar um lugar para almoçar. E encontramos, bem pertinho do hotel, uma ruazinha cheia de restaurantes, spas e lojas. Paramos ali mesmo e escolhemos um restautante muito bom, com um cardápio bem variado.





No caminho da praia para essa rua, notamos várias placas indicando a rota de fuga no caso de tsunamis. Vale lembrar que em Dezembro de 2004 houve uma grande tragédia na Ásia, que começou com deslocamento de placa tectônica debaixo do Oceano Índico causando um grande tsunami que atingiu países como Indonésia, Tailândia e Índia. O resultado desse desastre foi a morte de mais de 227 mil pessoas e a total destruição de muitas cidades costeiras.





No outro dia fomos conhecer a praia mais famosa de Phuket, Patong Beach e a sua famosa Bangla walking street. A praia é a mais movimentada da ilha e tem uma excelente estrutura com inúmeras barracas na areia e com muitas opções de bares e restaurantes. Pegamos uma praiosa e curtimos bastante.





Visitamos também o Big Bhuda de Phuket. Até tentamos alugar uma moto para fazer este passeio, mas nos pediram para deixar os passaportes, então desistimos. Contratamos um tuk tuk vermelho para nos levar até o Buda e na volta ele já nos deixaria no hotel. No caminho de volta pedimos para o motorista passar por Kata Beach para conhecermos. No topo do morro onde fica o Buda temos uma visão bem ampla da enormidade da ilha.





Só ficamos tristes porque no caminho, quase chegando ao Buda, vimos elefantes bem mal tratados que são utilizados para os passeios da galera. Vimos também um grupo grande subindo a montanha em direção ao Buda, em triciclos. Muito legal!







No outro dia fizemos o passeio de barco. Dentre as várias opções das ilhas próximas, escolhemos visitar Kahung beach,





Desfrutamos de um excelente almoço na praia de Kahung, mas o mais legal foi chegar até a área do almoço...fomos de trator!! Isso mesmo rsrs











Nas ilhas Coral Reefs, curtimos uma praia de areia bem branquinha e água super cristalina... lindo demais!!





Vimos e filmamos um tucano bem diferente com dois bicos e depois lemos que ele já quase foi extinto.





e Raya Island.





Inicialmente, pretendíamos fazer o passeio mais famoso que consiste em um tour para o arquipélago composto por 9 ilhas, sendo uma delas, a ilha de Koh Similan. Entretanto, o cais de partida fica no norte da ilha e levaríamos as mesmas duas horas que fizemos vindo do aeroporto, no trajeto até lá. Nossa escolha então foi o passeio acima citado, cuja saída dos barcos é do cais de Chalong, no meio da ilha (vai pro mapa lá de cima).

Aproveitamos bem o mergulho com ‘snorkel’ nos recifes de corais, em meio aos peixes coloridos de Koh Racha (Raya Island).








À noite jantamos uma pizza muito boa no restaurante Cio Pizza and Grill, também na praia de Karon.

Fomos caminhando... mas o dito cujo nunca chegava. Passamos por ele de tuk tuk na volta do Buda e achamos que fosse mais pertinho do hotel kkk. Quase desistimos na chegada devido à lotação. Mas demos sorte: estávamos saindo quando vimos que estava vagando uma mesa. Valeu a pena a "pernada", porque além da comida estar deliciosa, o restaurante é muito bacana. Ele tem uma piscina toda transada, com um sonzão rolando e a iluminação toda especial. Eles fazem pool parties lá.








Na volta curtimos um sorvete de M&M's na chapa, iguaria tailandesa e de outros países asiáticos e chegamos no hotel com o bucho cheio.





Para o último dia reservamos a visita à cidade antiga, Phuket Town ou Old Phuket. É o centro histórico da ilha, com prédios coloniais bem coloridos que lembram a época em que os portugueses passaram por aqui. Fomos de busão (que aventura kkk), mas depois pegamos um tuk tuk rosa, uma graça.... Minha mulher ficou doida rsrs. Vale a pena visitar o bairro, para aqueles que como nós, reservaram mais tempo para visitar a ilha.  As ruelas abrigam excelentes restaurantes e lojas. A patroa até fez umas comprinhas.







“Foi na ilha, ainda no início do século XVI, que os portugueses aportaram na Tailândia, tornando-se os primeiros europeus a visitarem o país (conhecido na época como "Reino de Sião"). A presença lusitana deixaria uma rica herança cultural visível até hoje na arquitetura de seu centro histórico. O casario em estilo colonial da cidade remonta os tempos antigos, quando Phuket era um importante centro de comércio de especiarias entre as Índias” Internet.

 

Mais um pouquinho desse lugar incrível...







Agora...alguém me explica please!!?? 👇👇





Uma boa alternativa de passeio é fazer o "combo" Ilha de Phi Phi estando em Phuket. Boa opção para aqueles que não têm muito tempo para visitar o país inteiro e querem fazer um bate volta em Phi Phi.

Neste caso, o deslocamento pode ser de Speed Boat ou Ferry. O primeiro leva por volta de uma hora e o ferry por volta de 2 horas e 15 minutos.



E qual a melhor época do ano para conhecer a ilha?

Phuket é quente e úmido o ano todo, devido à proximidade com o equador, tendo temperaturas mais altas de março até o início de maio. De maio a outubro, as manhãs costumam ser ensolaradas e claras, com pancadas de chuva à tarde e à noite. De novembro a fevereiro é a estação “seca” e a época mais popular para visitação, denominada de alta temporada.



Para finalizar, responderemos se vale a pena visitar Phuket:

Esta resposta depende da quantidade de dias que você dispõe para ficar na Tailândia. Para nós, (eu e minha amada esposa, companheira de todas as aventuras) diríamos que valeu muito a pena conhecer a Jóia da Montanha. Entretanto, em nossa opinião, sugerimos a hospedagem em Koh Phi Phi ao invés de Phuket, para aqueles que dispõe de menos tempo para visitar o país. Veja o nosso post (aqui no site) em que comentamos sobre a nossa hospedagem na ilha de Koh Phi Phi, durante o mochilão que fizemos pelo sudeste asiático.



E assim termina mais uma viagem maravilhosa e inesquecível com o meu amor! Até a próxima!

 

 

 

4 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
20 de jun.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Arrasou

Curtir
Respondendo a

Obrigada!! Segue para mais...😀

Curtir

Joao Belo
Joao Belo
25 de mai.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Wonderful mi amorr. You nailed It!

Curtir
Respondendo a

Obrigada meu amor!😍

Curtir
Post: Blog2 Post
bottom of page