top of page

Forte Duque de Caxias - Leme - RJ




Você curtiria um programa com natureza, lindas paisagens e ainda, gostaria de avistar alguns dos cartões postais do Rio? Então venha conosco, que descreveremos a visita ao Forte Duque de Caxias, que além de ser um passeio histórico, também é um excelente ecoturismo.

O Forte está localizado na praia do Leme e por isso é conhecido por muitos como Forte do Leme. Sua localização (mapa abaixo) é bem na encosta do Morro do Leme, no início da Praia de mesmo nome.



É um passeio imperdível na cidade maravilhosa!

Além de conhecer um belíssimo Forte, muito bem conservado, nos proporcionará uma das vistas mais lindas do Rio de Janeiro, incluindo a praia de Copacabana, o Morro Dois Irmãos, o Cristo Redentor, o Bondinho do Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara. Isso tudo com muita segurança, afinal estaremos dentro de um quartel do Exército Brasileiro.

Para chegarmos ao topo do morro, a trilha é muito fácil, melhor dizendo, é uma caminhada, pois é feita numa estrada de paralelepípedos e é considerada de dificuldade fácil, não sendo necessário a contratação de guias.

Um pouco de história: A primeira construção militar feita no Morro do Leme foi em 1776, a mando do Vice-rei D. Luís de Almeida Portugal, o Marquês do Lavradio e se chamava, na época, Forte do Vigia, cujo objetivo era defender a Baía de Guanabara de invasões estrangeiras. Em 1823, o Forte ganhou seus primeiros canhões. Após a Proclamação da Republica, em 1895, o Forte passou a se chamar Forte do Leme. O atual foi construído entre 1913 e 1919, por determinação do então presidente da República, Hermes da Fonseca e foi erguido nas ruínas do antigo Forte. Em 1935, na era Vargas, um novo batismo: Forte Duque de Caxias, em homenagem ao famoso militar brasileiro. Os últimos disparos da artilharia do Forte foram dados por ordem dos militares legalistas, sob o comando do Marechal Teixeira Lott, contra o Cruzador Tamandaré em 11 de novembro de 1955, durante o episodio conhecido como Novembrada. Também foram os últimos tiros de guerra na Baía de Guanabara, até os dias atuais.



O forte está preservado como era nos anos 1920. Pode-se caminhar por dentro e ver as diversas partes interiores, incluindo centro de controle, paiol de munição, estação de força e enormes canhões que eram capazes de atingir áreas adjacentes e navios a longa distância para proteger a costa da capital contra invasões em tempos passados” informa o site de pesquisa Rio de Janeiro Aqui.

Fechado em 1965, o Forte Duque de Caxias passou por uma revitalização em 2009 e reabriu no ano seguinte, sendo atualmente a sede do Centro de Estudos de Pessoal (CEP) do Exército, voltado ao estudo e à pesquisa na área do comportamento humano.

Portanto, como dissemos, vale a pena conferir esta atração in loco.



Quando visitamos, a entrada custava dez reais.

Dica: Às terças-feiras a entrada é gratuita. Após pagar, você receberá uma pulseira para colocar no punho.

Existe um estacionamento na entrada, porém serve aos militares e destina somente cinco vagas para os visitantes.

Depois de entrar no Forte Duque de Caxias, você caminhará por uma ladeira por cerca de 20 minutos. Nela tem alguns banquinhos no caminho, para descanso ou para curtir o visual. O percurso é show de bola, pois é cercado de árvores com muita sombra e a beira-mar.

Durante o percurso tivemos a companhia de vários micos. Fizemos a trilha até o topo, total de 800 metros, com varias paradas para lermos as placas de identificação da Área de Proteção Ambiental da Mata Atlântica ou admirar as esculturas Sacras representando a crucificação de Cristo.


Leve uma ou mais garrafas de água, já que não tem estrutura de venda de lanches, nem outra coisa qualquer. Só tem um bebedouro, próximo ao museu.

E ao subir e entrar na parte mais alta (foto abaixo), tem um museu com itens antigos e equipamentos originais, que eram utilizados nos canhões para calcular a velocidade e trajetória dos projeteis. Na área externa, verá os canhões muito bem conservados:







E dali você terá uma vista espetacular dos lugares que já citamos. Sem dúvida é um passeio muito legal de se fazer e aproveitar para tirar muitas fotos da cidade.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2 Post
bottom of page