top of page

Da Lat

Quer saber qual é o segundo maior país produtor de café do mundo e também qual é a atração turística conhecida como a cidade da eterna primavera?

Vem conosco porque neste post responderemos e descreveremos as nossas duas visitas à cidade das flores, também considerada a horta do Vietnã.

A cidade chama-se Da Lat, localizada na região central do país, num planalto, rodeada de montanhas verdes e clima fresco. Está localizada a 1.500 m (4.900 pés) acima do nível do mar e é muito frequentada não somente pelos turistas estrangeiros, mas principalmente pelos vietnamitas.

No final do século XIX, em 1893, um suíço de nacionalidade francesa, Alexandre Yersin, a pedido das autoridades da época colonial, explorou o Planalto Central em busca de um local de convalescença para os soldados franceses e onde pudessem ser estabelecidos resorts de descanso semelhantes aos europeus. Ainda hoje, os vestígios franceses em Da Lat não são mostrados apenas na arquitetura das vilas, mas também na presença dos vegetais e flores de clima temperado trazidos pelos mesmos.

A primeira vez que ouvimos falar sobre Da Lat foi quando um casal de amigos de Nha Trang, cidade onde moramos no Vietnã, comparou-a com Campos do Jordão.

Depois de ler este post deixe aqui nos comentários se vc também achou parecido.

Na primeira vez, ficamos cinco dias entre 29 de abril e 03 de maio de 2023, aproveitando o feriadão do dia do trabalho e do dia da reunificação do país.

Nossa programação inicial seria esta:

Sábado 29/04:

◦ Fazenda de morangos

◦ Fazenda de seda

◦ Volta pra casa

Instalamo-nos no Bich Dao Boutique Hotel e gostamos já que a localização é boa, cerca de 2 km do centro e por ser um hotel pequeno o atendimento é ótimo, além de ser bem charmoso.

Ressalvas quanto a TV... muito pequena e café da manhã com poucas opções ocidentais.

Começamos nosso tour visitando a Crazy House bem perto do hotel que nos hospedamos.

A Casa Maluca, Hang Nga Guesthouse em vietnamita é muito louca mesmo e recomendamos com empenho uma visita. Possui quartos onde as pessoas podem pernoitar, mas também está aberto durante o dia para os visitantes passearem e explorarem (mediante taxa de entrada).

“Contrastando fortemente com as vilas coloniais francesas de Dalat, a bizarra pousada de vanguarda é um labirinto de escadas em espiral, quartos esculturais, superfícies onduladas, redemoinhos de cores vivas, pontes estreitas e recantos escondidos.

A artista por trás da estrutura, Dang Viet Nga, de 79 anos, diz que é a expressão máxima de sua imaginação.

“Crazy House é o culminar da minha vida e criatividade – tudo se juntou nesta estrutura”, disse Dang, filha do ex-secretário-geral do Vietnã, Truong Chinh.

“Eu queria criar algo original, pioneiro – diferente de tudo no mundo.” Internet.

Quase em frente a Crazy House, almoçamos no restaurante Le Chalet e gostamos bastante. Tanto assim que na nossa segunda ida para Da Lat, gostaríamos de ter repetido a dose, mas o restaurante havia fechado. Notamos esta característica aqui no Vietnã, especialmente em Nha Trang, como é impressionante o abre e fecha das lojas. Em um piscar de olhos os prédios ou o comércio vêm abaixo e do zero levanta-se outro.

No final do dia, visitamos o Night Market. O mercado está situado bem no centro de Dalat, na praça central, próximo do Lago Xuan Huong. Por volta das 17h, a rua é fechada para carros e as barracas de rua são instaladas. Encontra-se de tudo por aqui e não sei se por causa do feriado, estava lotado!

Até me entusiasmei e comprei uma pizza vietnamita de rua, pois vi varias barracas vendendo e muita gente comendo, mas não é realmente uma pizza! Tá mais para um crepe bem fininho feito de ovo, camarão seco e diversos temperos.

No dia seguinte passeamos bastante pelo lago, inclusive demos a volta no mesmo em um carrinho elétrico amarelo (cor predileta da minha esposa), uma graça e visitamos o Jardim das Flores. O lago Xuan Huong está localizado no centro da cidade e tem 7 km de extensão. Inicialmente, era apenas um grande pântano que foi transformado em um lago artificial pelo governo colonial francês da época, em 1919 e hoje em dia é um dos principais pontos turísticos de Da Lat.

Às suas margens fica a gigantesca Praça Lam Vien, com seus dois ícones: um edifício no formato de um girassol selvagem, que atinge 18 metros de altura e possui uma área útil de até 1.200 metros quadrados. Dentro de suas paredes encontra-se um grande palco de espetáculos capaz de acomodar milhares de espectadores. As pétalas internas do edifício são adornadas com impressionantes vidros amarelos e azuis. O outro ícone é uma estrutura na forma de botão de flor de lótus. Este edifício com mais de 15 metros de altura tem várias lojas no seu interior.

O casal H2O deu sorte (pra variar hehê) e no dia 02 de maio à noite, na véspera de voltarmos para casa, rolou um evento na praça acima citada, que fazia parte da Semana Dourada do Turismo de Lam Dong 2023, antes do 130º aniversário do estabelecimento e desenvolvimento de Da Lat. O festival contou com a participação de vários artistas, tanto nacionais como estrangeiros. A cereja do bolo foi a orquestra sinfônica da Romênia. Um espetáculo!

Convenientemente situado ao lado do pitoresco Lago Xuan Huong está localizado o Flower Park. Esse parque é bonitão, com uma extensa área adornada com canteiros de flores meticulosamente desenhados, plantas exóticas e arranjos florais deslumbrantes.

Rumamos então para conhecer o Palácio de Verão de Bao Dai, o último rei do Vietnã. Construído de 1933 a 1938 tem 25 quartos construídos dentro da estrutura arquitetônica colonial. E os mesmos estão bem pouco ornamentados. Somente o jardim do palácio nos chamou a atenção pela sua beleza. Resumindo...em nossa opinião foi uma furada!

Nesse dia fomos jantar num restaurante italiano muito bom! Ele funciona num casarão antigo, muito bem conservado e decorado e a comida é tudo de bom! Super recomendamos.

O nome dele é Émai... um charme!

No dia seguinte fomos conhecer o bondinho para o templo Truc Lam. A estação de teleférico que leva ao templo fica a 10 minutos de carro do centro de Da Lat.  O templo ainda está ativo e é casa de monges budistas da cidade. O passeio de teleférico não é muito longo (2,3 km) e leva em torno de 10 minutos, mas é uma bonita rota panorâmica que passa pelas florestas até o topo de Robin Hill (1.517m). Muito legal tanto a vista do bondinho quanto o templo.

Neste mesmo dia visitamos o templo Linh Phuoc, também chamado pelos habitantes locais de Pagoda Ve Chai. Localiza-se em torno de 8 quilômetros do centro da cidade.

A construção começou em 1949 e terminou em 1952. Em 1990, o abade decidiu renová-lo em maior escala, utilizando flores, peças de vidro, cerâmica e porcelana para criar um projeto arquitetônico único. Desde então, o pagode ganhou popularidade graças a alguns de seus números recordes no Vietnã, incluindo:

◦ A pagoda adornada com mais peças de porcelana e vidro. O nome Ve Chai (garrafa de vidro) é devido a um dragão cuidadosamente feito de 12.000 garrafas de vidro, 49 metros de comprimento e sua cabeça tem 7 metros de altura.

◦ A torre sineira mais alta do Vietnã, com 36 metros de altura.  Possui um sino de 4,3 metros de altura e um peso impressionante de 8.500 quilos.  Neste enorme sino vc pode colar um post-it com o seu desejo.

Este era o sino mais pesado do Vietnã, no entanto, atualmente pertence a um sino do templo Bai Dinh, em Ninh Binh. Veja como foi a nossa visita à Bai Dinh aqui no blog. Esta é a minha cidade preferida no país.

◦ A estátua do Bodhisattva Avalokitesvara (Lady Buda - a personificação da virtude da compaixão) é feita com 600 mil flores sempre-viva, com 18 metros de altura, pesa cerca de 3 toneladas. É um recorde não só no país, mas também "a maior estátua de Buda em flor da Ásia"!

A estátua do Bodhisattva é representada como uma graciosa deusa da misericórdia, segurando um galho de salgueiro. A flor sempre-viva ou immortelle (minha mulher achou que fosse pedra!), conhecida como flor que nunca morre, é uma flor típica da cidade de Đà Lạt. Desde a sua criação em 2010, a estátua tem sido bem conservada e preservada, com novas flores sendo adicionadas a cada dois anos.

◦ A estátua interna de Buda mais alta do Vietnã, com 17 metros de altura. A Lady Buda daqui é cercada por estátuas douradas, um Buda esmeralda e milhares de mosaicos.

◦ A representação do inferno mais longo do Vietnã, com 300 metros de comprimento, situado no porão do templo. O personagem principal retratado aqui é Bodhisattva Maudgalyāyana que cruzou 18 níveis do inferno para resgatar sua mãe de todas as vidas miseráveis ​​e sofrimentos.

Também no porão tem uma coleção de monges famosos, de cera, impressionante!

Ainda neste mesmo porão tem móveis de mármore e de madeira à venda. Alguns deles são gigantescos e talvez até tenhamos visto o do recorde abaixo, mas não sabíamos que era o maior do país.

Nada no templo tem tradução para o inglês, uma pena! Talvez a única placa de aviso de todo o complexo em inglês, seja a da entrada do porão do inferno dizendo que é proibido para menores de 18 anos.

◦ O maior sofá de madeira de carvalho dourado do Vietnã (The largest golden-oak wooden couch in Vietnam).

Aqui mais umas fotos lindas desse lugar inesquecível...

Contratamos para o dia seguinte um tour pelo ‘countryside’, que incluía uma das cachoeiras que visitaríamos. Havíamos feito um passeio turístico deste mesmo tipo pelas redondezas de Nha Trang e gostamos bastante.

A primeira parada foi numa estufa de flores. Não é a toa que Dalat também é conhecida como “A cidade das flores”. Veja a quantidade de estufas!

Atualmente são produzidas 310 milhões de ramos de flores anualmente. Da Lat, como dissemos anteriormente, também é o maior fornecedor de vegetais do país. Por exemplo, 24 toneladas de alface foram exportados para Cingapura em 2022.

Claro que isso tem um custo: causou temperaturas mais altas na área. Atualmente, 100% das flores exportadas e 90% dos vegetais são cultivadas em estufas. Com mais de 2.907 hectares de estufas (30 km quadrados), o Comitê Popular da Província de Lam Dong planejou que, após 2030, vários destes bairros na cidade de Dalat abolissem as estufas. Esta decisão política tornou-se um tema polêmico e seriamente debatido em fóruns científicos, seminários e entre o público.

Seguimos o nosso passeio visitando a comunidade da minoria K'Ho, já na região produtora de café, afastado 10 km do centro. O nosso guia nos falou que as famílias são originárias do Camboja e que são basicamente matriarcais.

Os franceses foram os primeiros a trazer sementes de grão arábica da África para o Vietnã e recrutaram a tribo K'Ho para cuidar dos seus cafezais. Respondendo a pergunta da introdução, assim começava a história do café no país, que hoje é o segundo maior exportador de café do mundo e a maior parte do café vem das terras altas centrais, onde fica Da Lat. Entretanto, a produção de café somente cresceu entre 20% e 30% ao ano na década de 1990 e atualmente a indústria emprega cerca de 2,6 milhões de pessoas.  A quota internacional de mercado saltou de 0,1% para 20% em apenas 30 anos e a capital do café do país é Buon Ma Thuot, 170 km ao norte de Da Lat. O dono da maior área produtora de grãos possui cinco Bentleys e 10 Ferraris, sendo que a revista Forbes avaliou-o como valendo US$ 100 milhões.

O café é mais do que apenas uma bebida, ele faz parte da cultura vietnamita. Eles são locais onde as pessoas se encontram para conversar, tomar café, partilhar um lanche e ficar de olho no celular (muitas vezes sozinhos). Diferentemente do nosso cafezinho, aqui a preferência deles é tomar o café gelado (com gelo mesmo) e com leite condensado. Algumas variaçoes também fazem sucesso, como o egg coffee e o café salgado. Experimentamos ambos e são muito bons! O número de Cafés espalhados pelo país é impressionante, quase um em cada esquina. A Highland Coffee é a principal rede de café do país, com 609 lojas.

Paramos na fazenda de café Me Linh e rendeu boas fotos:

Depois de experimentarmos uma xícara de café vietnamita paramos numa fábrica artesanal de vinho de arroz e criação de grilos. Isto mesmo, aqui é cultivado uma espécie de grilo para venda e consumo. Eles não fazem nenhum barulho, como o famoso ‘cri cri’.

Você já teve a oportunidade de provar grilos fritos?  Vou dar uma dica, são crocantes!

E caíram bem, acompanhados do vinho de arroz local. Nas festas do país este é bem consumido! Quase sempre é servido em garrafa pet pequena e bebido em copos parecidos com os nossos de cachaça nos botecos. Aliás o vinho de arroz é a segunda bebida mais consumida por aqui, logo após a cerveja.

Pegamos a estrada novamente e seguimos em direção a Elephant Waterfalls, em torno de 25 km de Dalat. Esta cachoeira é enorme, não sendo permitido nadar nela. Porém, a grande atração é a Lady Buda aos pés da cachoeira. Dentro de uma pequena porta lateral, tiramos os sapatos e subimos as escadas com 250 degraus, que percorrem todo o interior da estátua de setenta e um metros. Depois de cada lance de escadas, em cada andar, havia um santuário com pinturas coloridas nas paredes, estátuas e uma área reservada para meditação e oração. Chegando a altura do ombro da estátua, duas pequenas janelas, uma de cada lado, proporcionavam uma vista deslumbrante da cachoeira e paisagens circundantes. Lady Buda faz parte do complexo chamado Linh An.

Nas proximidades ainda tem o Buda Feliz (realmente uma graça, ao pé da letra) e mais de 500 estátuas de Lady Buda, de 3 metros de altura cada, dispostas em fileiras. Impressionante:

Depois de almoçarmos próximo à cachoeira, visitamos uma tradicional ‘silk centre’ aonde vimos a  criação do bicho-da-seda  e o processo de fabricação do tecido. Levamos até uma peça de seda fabricada no local. Muito interessante!

Deixamos a outra cachu para o dia do nosso regresso.

Não é por acaso que as Cachoeiras Datanla são sempre uma atração muito procurada pelos turistas quando chegam à cidade das flores. Isto porque vc verá uma mistura cativante da belíssima natureza com o fascínio das aventuras.

Aproximadamente a 10 quilômetros do centro da cidade, não deixe de fazer o Alpine Coaster, uma pista de descida num carinho sobre trilhos ou a tirolesa de 1.000 metros, que oferece a máxima adrenalina enquanto você voa pelas copas das árvores e tem uma vista panorâmica das florestas e da cachoeira em ambas atrações. Imperdível!

No caminho de volta, ainda deu tempo de parar numa fazenda de morangos, mas não demos sorte, pois escolhedos uma fazenda meia boca.

Gostamos tanto da cidade, que aproveitando a visita dos meus filhos ao Vietnã em fevereiro de 2024, voltamos para lá.

Desta vez ficamos no Le Recit Boutique Hotel, 500 metros distante do Lago.

Muito bem localizado, com quartos bem confortáveis! Possui Netflix e os funcionàrios são bem prestativos. Somente uma crírica, para o café da manhã, com poucas opções de frutas, pães, sem granola e opções ocidentais.

Fomos praticamente nas mesmas atrações turísticas que da vez anterior, só que desta vez tínhamos menos tempo na cidade. Como já conhecíamos, fizemos o tour do countryside independentes, sem contratar um guia. Uma diferença para melhor, foi que escolhemos o Da Lat Sac Mau Garden Flowers para visitar, ao invés de uma simples estufa de flores e valeu a pena!

Vale a pena ressaltar que logo após a nossa visita ao templo Linh Phuoc, almoçamos no própio complexo e fomos agraciados com um Pho de primeirissima qualidade. Não sei se a fome falou mais alto, mas o incrível mesmo, foi o preço: 35 reais para nós quatro. Interessado? Pode vir pra cá, porque o país é muito barato mesmo. Em Nha Trang, por exemplo, a diária de um hotel 5 estrelas no centro da cidade sai em torno de 20 dólares, isto na alta temporada. Veja o link:

A melhor época para visitar Da Lat é de dezembro a março, quando o clima está seco e ensolarado, o que torna a visita ideal para atividades ao ar livre e para explorar as atrações turísticas. Claro que também é maravilhoso visitar a cidade durante a primavera, quando as flores estão em plena floração.

A temperatura média é de 20°C durante todo o ano, mas durante a noite pode cair para 10°C em janeiro, mês mais frio.  Moradores dizem que a cidade tem as quatro estações em um dia: primavera pela manhã, verão ao meio-dia, outono à tarde e inverno à noite. Diz-se o mesmo de Curitiba, minha cidade natal.

Finalizando, gostaria de fazer uma menção aos meus amados filhos e a minha amada esposa, por termos vivido e compartilhado destes belissimos momentos na cidade da eterna primavera. Foram dias mágicos, que permanecerão em nossas mentes eternamente! Esperamos que vocês tenham gostado do post e que possam curtir Da Lat como nós.