top of page

- Uruguai e Argentina (Cruzeiro)


CRUZEIRO MARÍTIMO JAN 2016

DIA 1, 17 JAN 2016 (DOM)

Como eu jamais havia feito um cruzeiro marítimo e gostaríamos de aproveitar de uma boa maneira os 15 dias de férias da Carla, planejamos um passeio para Argentina e Uruguai a bordo de um navio da Royal Caribbean, o Rhapsody of the Seas.



Infelizmente nenhum navio desta empresa sai do porto do Rio, então compramos passagens do Rio para São Paulo pela Avianca. Saímos do Aeroporto Santos Dumont no Domingo, dia 17 de janeiro às 08:17 h e chegamos em Congonhas às 09:15h. Cabe um registro que o serviço de bordo da Avianca (primeira vez que experimentávamos) é como os demais: só um “sanduba”, entretanto, servido bem quentinho. Uma diferença simples, mas imensamente agradável. Descobrimos pela internet que havia um serviço de ônibus entre o aeroporto e o porto de Santos, prestado pela cia Expresso de Luxo e 01:30h após, estávamos no cais do porto. Eram três navios que chegavam e saíam neste dia para os cruzeiros. E a espera é longa! Ficamos mais de duas horas no salão de embarque em uma fila gigantesca até realizarmos nosso check-in. Detalhe que já havíamos feito o mesmo pela Internet, mas não adiantou muito e haja paciência. Enfim quase 15h e finalmente embarcamos. Rapidamente deixamos as malas no camarote 3508, terceiro andar de um navio de 12 decks e fomos almoçar.




Comida é um capítulo à parte nesse relato, pois não tem como não engordar a bordo, apesar de ter academia de ginástica. As opções são inúmeras e deliciosas.

O navio começou a navegar (suspendeu em linguagem náutica) às 16h e em seguida teve um simulado de emergência obrigatório para todos os hospedes. Para este exercício tínhamos que portar o colete salva-vidas e nos posicionar em frente a balsa que constava no nosso cartão SeaPass (espécie de identidade e também cartão de credito para qualquer evento a bordo). Passeamos pelo navio a fim de conhecê-lo e esta cidade ambulante é realmente espetacular:



Reservamos nosso horário no jantar, praxe do navio. Optamos pelo segundo horário, no "MyTime Dining" das 22 às 22:30h assim poderíamos assistir ao primeiro horário do show da noite, 20:15 h.



Toda a noite também havia uma boate no deck 11 chamada Viking Crown Lounge. Fomos lá conferir e curtir o som da DJ, na primeira noite.


DIA 2, 18 JAN 2016 (SEG)

Dia de navegação em alto mar. Demos muita sorte e TODOS os dias do nosso cruzeiro foram ENSOLARADOS. Além de ser ótimo para relaxar na piscina, o navio não jogava quase nada pois só pegamos Mar de Almirante! O nascer do sol foi às 6:33h e o pôr do sol às 20:27h. Temperatura máxima de 27 graus. Perfeito! E assim foi praticamente a mesma condição meteorológica durante toda a semana.




Como o café era servido até as 11:30 h (Windjammer Café no Deck 9) e iríamos malhar ainda pela manhã, fazíamos o desjejum em DUAS vezes. Explico. Antes da malhação era só uma xícara de café e alguma fruta, pra não malhar de barriga vazia. O verdadeiro café com cereais, pães, mingau, etc, era após a academia.



Falando nisto, malhamos praticamente todos os dias na excepcional sala de ginastica de bordo, localizada no deck 10.

O horário do almoço no mesmo Windjammer era entre 12 e 15:30h. Teve até um dia que estávamos terminando o café e vimos que estava saindo uma pizza fresquinha para o almoço. Claro que nos servimos. Como disse, a comida é farta e muito boa. Além das refeições normais, são servidos no deck 9 da piscina, no Park Café, aberto praticamente todo o dia, muitas deliciosas guloseimas, como cookies maravilhosos, pizzas, sanduíches, etc. Difícil de resistir e de não engordar!

Aonde realmente saímos da rotina foi no jantar. Em casa normalmente fazemos um lanche. Já a bordo. No Deck 4, Restaurante Edelweiss, eram servidos três pratos "every single day". Entrada, prato principal e sobremesa. Eram ofertados 2 ou 3 opções de menu e podíamos escolher entre elas. Os pratos mudavam diariamente. Todos sempre muito bons. Acompanhada de um vinho, então. Que delícia!

Se quiséssemos ainda haviam três restaurantes temáticos (italiano, japonês e steak), porém a cobrança não estava inclusa no pacote do cruzeiro.

O espetáculo da noite no Teatro Brodway Melodies foi o "Ballroom Fever". Grupo de cantores e bailarinos da Royal Caribbean.



DIA 3, 19 JAN 2016 (TER) Dia da chegada em Punta del Este

Primeiro porto da viagem. Dia ensolarado. Máxima de 26 graus, agradabilíssimo. Tudo de bom!

Após o navio fundear (Atracar em um bóia) desembarcamos de lancha. O horário das lanchas era de acordo com os nossos camarotes e decks, porém foi bem organizado e cerca de meio-dia estávamos em terra firme. Da lancha tiramos uma bela foto do navio.




A última lancha de regresso para o navio seria às 18:15h. Logo que chegamos ao cais do porto apareceram vários taxistas e empresas de turismo oferecendo um tour pela cidade. Preço acessível, logo embarcamos em uma Van com outros hóspedes do nosso navio para um circuito turístico.



O nome da cidade significa "Ponta do Leste" e descreve a situação exata do lugar: na extremidade oriental do Uruguai. A pontinha da península marca a divisão entre o Oceano Atlântico (o mar aberto) e o Rio da Prata (a baía). Quase nenhum turista passa por Punta sem dar um pulinho na Casa Pueblo, para ver o pôr do sol. A kasbah greco-mediterrânea foi construída pelo artista Carlos Villaró e hoje funciona como galeria, hotel e mirante. É o Corcovado e/ou Pão de Açúcar de Punta.



Nosso passeio incluiu a zona do cais, onde visitamos o Farol, a Paroquia, o Paseo de Las Américas (escultura de enormes dedos) na praia Brava, a Av Gorlero, principal rua do Balneário e claro que a Casa Pueblo.



De volta ao navio jantamos e ainda assistimos ao show da noite: Juninho Bessa, o melhor do sertanejo. Eu gostei muito, já a Carla não é tão fã de sertanejo quanto eu.


DIA 4, 20 JAN 2016 (Qua) Dia da chegada em Buenos Aires

O navio atracou às 10h da manhã e só suspendeu às 23h. Bastante tempo para curtirmos bem na cidade. Como já a conhecíamos, optamos por um tour a pé pelas cercanias do porto, Plaza Libertador Gen San Martin, Calles Florida, Lavalle e Corrientes até o Obelisco.



Depois fomos até o Puerto Madero onde almoçamos no restaurante da vaquinha, Siga La Vaca. Comemos um delicioso Lomo Argentino. Andamos bastante nesse dia e chegamos quase ao anoitecer no navio, bem cansados.




DIA 5, 21 JAN 2016 (Qui) Dia da chegada em Montevideo

Ultimo porto da viagem. O navio atracou às 11h da manhã e só suspendeu às 19:30h.



Foi uma ótima oportunidade para fazermos um reconhecimento da cidade que eu trabalharia nos próximos meses, a partir de março, pois a minha empresa faria apoio a um navio sonda da Total (empresa francesa de exploração de petróleo e gás).

Saímos do porto para um circuito a pé, novamente. Inicialmente, circulamos pela "Ciudad Vieja". Fomos a Catedral, Plaza Constitucion, Puerta de la Ciudadela, Plaza Independência e monumento Gal Artigas. Caminhamos pela Av 18 de Julio, principal rua do comércio e regressamos pelas Ramblas até o Mercado Municipal, onde almoçamos já no final da tarde.





O Mercado é uma atração turística, então foi até difícil de achar um lugar. Comida maravilhosa, só que agora, o Lomo uruguaio.



De barriga cheia, voltamos para o navio.

O espetáculo da noite foi "Pure Country", estrelado por bailarinos e cantores da Royal Caribbean. Os mesmos do show realizado no segundo dia.


DIA 6, 22 JAN 2016 (Sex)

Mais um dia em alto mar já no regresso para casa. Curtimos bastante o navio com a nossa rotina de bordo. Malhação, café em dose dupla, almoço, tarde na piscina, show a noite e jantar. Enquanto bebíamos drinks e cervejas geladas, esperando a hora do jantar, descobrimos um excelente show no Schooner Bar, deck 6.



O artista é o Edison Evangelista. Cantando clássicos dos bares, atende aos pedidos de uma plateia bem restrita pois o espaço é pequeno e bem intimista. Nesse dia a sugestão era traje de gala para o jantar. Como não levei terno para o navio, fui de calça e camisa social. Sem nenhum problema! A Carla usou um semi-longo digno de festa de casamento. Estava linda demais!.

A foto desse jantar está em destaque num porta-retrato da nossa sala!



E o show da noite foi "Hector is Magic", um incrível mágico e ilusionista. Para mim, esse foi o melhor show da viagem.


DIA 7, 23 JAN 2016 (Sab)

Com ares de nostalgia, pois o que é bom dura pouco, chegamos ao último dia do cruzeiro. A rotina foi cópia do dia anterior. As diferenças ficaram por conta do show e das promoções de última hora. Aproveitamos para gastar o que restava de crédito nos nossos Sea Pass. Compramos as fotos, bijus e lembranças do cruzeiro.



O espetáculo da noite foi o "Duo Free Action", show de acrobacia. Muito bom. Nesse dia acontece um show, onde o Comandante faz uma apresentação de parte da guarnição do navio e também faz a despedida da viagem:



Digno de nota é a homenagem de todos os garçons, cozinheiros e matries após o último jantar. Todos se reúnem, cantam e dançam no meio do restaurante. Espetáculo! De arrepiar...muito emocionante!! Os turistas participam rodando os seus guardanapos no ar.


DIA 8, 24 JAN 2016 (Dom)

Após o desembarque, pegamos o ônibus da Expresso de Luxo das 10:00h que nos levou para o aeroporto de Congonhas. Nosso voo de regresso da Avianca para o Rio, saiu às 13:55h, chegando às 14:56h no Santos Dumont. Com muita saudade e intenso desejo de novos cruzeiros, pois este foi espetacular. Ainda mais, porque tive o meu amor como companhia!


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Post: Blog2 Post
bottom of page